Para quem está entrando na área, uma das principais dúvidas é sobre como abrir um escritório de advocacia. Após a conclusão da graduação em Direito e aprovação no Exame de Ordem, o empreendedorismo é uma das alternativas para começar o exercício da profissão.
Muito mais do que uma porta de entrada no setor, a iniciativa representa a busca pela independência profissional. Contudo, como é o primeiro negócio, muitas perguntas surgem desde o planejamento até a execução.
Pensando nisso, este guia reúne dicas sobre como abrir um escritório de advocacia. Desde a escolha da localização na cidade até a contratação e formação de equipe, o artigo detalha tudo a seguir. Confira!
Quais são os primeiros passos para planejar um escritório de advocacia?
A primeira etapa de como abrir um escritório de advocacia é a definição dos objetivos a curto, médio e longo prazo. Ao definir eles, o planejamento idealizado poderá ser monitorado, permitindo identificar a evolução.
Dentro disso, um cuidado fundamental é estabelecer metas realistas para o escritório de advocacia. Nada de começar com metas muito complexas, como atender apenas no primeiro mês mais de 100 clientes.
O ideal é começar com metas alcançáveis e realistas, como conquistar os primeiros 10 clientes no mês de inauguração. Essa atenção até pode parecer irrelevante, mas contribui para manter a energia e o foco nos objetivos.
Com as metas definidas, as próximas etapas de como abrir um escritório de advocacia são a escolha do local, área de atuação jurídica e quais ferramentas não podem faltar no escritório.
Escolha da localização ideal
Após a decisão de abrir o escritório de advocacia, talvez já tenha imaginado o endereço ideal. Mas quais itens foram analisados na decisão? Muitas vezes, os profissionais priorizam salas ou imóveis locais próximos aos fóruns.
Contudo, os processos jurídicos são cada vez mais digitais, dispensando essa necessidade. Para a escolha da localização, a dica é observar a facilidade de acesso ao espaço, se tem estacionamento próximo e pontos de ônibus próximos.
Esses são itens que irão facilitar o acesso de clientes e de futuros colaboradores. Também deve-se considerar o valor de aluguel do espaço e dos custos de manutenção. Na decisão final, o importante é atender as necessidades e o orçamento disponível.
Definição do nicho de atuação
No setor de advocacia, o profissional tem a opção de escolher as áreas do direito civil, tributário, trabalhista, penal, constitucional, empresarial, administrativo, entre outras. Com tantas possibilidades, a decisão se torna um desafio para o profissional.
Nesse momento, a primeira dica é escolher pela afinidade e conhecimento que tem com cada especialidade. Além disso, é válido observar como está o mercado em cada área.
É uma forma de compreender quais estão em alta, com mais procura de profissionais e o tamanho da concorrência. A seguir, confira a próxima etapa de como abrir um escritório de advocacia!
Recursos e ferramentas essenciais
Em qualquer setor, a tecnologia está presente nas atividades, das mais simples às complexas. No mercado jurídico, os profissionais utilizam ferramentas digitais para flexibilizar e simplificar a rotina.
Na lista de como abrir um escritório de advocacia, algumas ferramentas são essenciais. A primeira é a chamada “nuvem digital” para armazenamento de arquivos em rede.
O recurso, além de facilitar o acesso e o compartilhamento de dados, centraliza as informações em um único lugar e traz mais segurança. Outro ferramenta indispensável é uma dedicada à gestão financeira.
O tema é o foco da próxima parte do guia. Todavia, a ideia é reforçar a importância de investir em programas que ajudam no controle de honorários e despesas, na organização do fluxo de caixa, na emissão de faturas, entre outros processos burocráticos.
Como gerenciar eficientemente seu escritório de advocacia?
A próxima etapa de como abrir um escritório de advocacia aborda a gestão. É um aspecto determinante para o sucesso do negócio.
É necessário conhecimento não apenas em Direito, mas também em administração e em finanças. Isso porque o empreendedor será responsável por controlar as despesas para garantir o funcionamento do escritório.
Também irá determinar os investimentos em automação dos processos e o tamanho da equipe. A atenção com esses aspectos é fundamental para gerenciar de forma eficiente e competir no mercado.
Controle financeiro e administrativo
O controle financeiro é fundamental para uma administração que obtenha lucratividade mensalmente. Ou seja, nada de terminar o mês no vermelho no balanço financeiro. Para planejar as finanças, é necessário conhecer os possíveis custos.
Em um escritório de advocacia, os gastos para realização dos serviços passam pela mão de obra, energia elétrica, materiais de limpeza, internet, aluguel, transporte, entre outros.
Conforme o Sebrae, o cálculo de custos do negócio e dos serviços deve garantir uma receita para o negócio operar com margem mínima de lucro líquido entre 10 e 20%.
Automação de processos jurídicos
A escolha de softwares de automação é fundamental para o funcionamento do escritório com máxima produtividade. Dos processos administrativos aos operacionais, as ferramentas proporcionam diversas vantagens.
A automação auxilia na otimização das atividades, agendamento de reuniões, armazenamento de arquivos, integração da empresa, produção e gestão de contratos e de processos jurídicos. E, com a automação dessas atividades, o advogado ganha tempo para se dedicar aos clientes.
Contratação e formação de equipe
A última etapa sobre como abrir um escritório de advocacia é a montagem do time de colaboradores. Em relação ao número de profissionais, a quantidade varia conforme o tamanho do negócio.
Para isso, basta observar o número de clientes e como está a demanda prevista no planejamento. Em um escritório de advocacia, a equipe deve contar com auxiliar administrativo e recepcionista.
O primeiro profissional realizará atividades de finanças e de gestão e o segundo por atender aos clientes externos e internos.
Por fim, o advogado ou empreendedor será responsável por liderar o escritório e pelas demandas jurídicas. Conforme a demanda de clientes aumentar, o ideal é considerar a contratação de novos advogados, estagiários e até mesmo de um sócio.
Agora que sabe como abrir um escritório de advocacia, o próximo passo é atrair os primeiros clientes.
Como a Defendy conecta advogados a clientes
Já imaginou começar no cenário com presença forte no mercado ambiente digital? Então, você precisa conhecer a Defendy. Somos a maior plataforma online do Brasil conectando clientes em busca de assistência jurídica a advogados dedicados a diversas áreas do direito.
Na Defendy, o advogado tem a oportunidade de atender clientes, conforme a área de atuação e região, oferecendo orientação jurídica. Não perca a oportunidade. Entre em nosso site, faça parte da Defendy e inicie a sua atuação no ambiente digital!
Deixe um comentário