Um dos principais desafios profissionais da área jurídica é expandir a rede de clientes. Dos mais experientes aos iniciantes, o sucesso na carreira passa pelas estratégias de crescimento.
E para se destacar no mercado, os advogados precisam investir em marketing jurídico. Além disso, é importante dedicar tempo para ampliar as conexões na área, desenvolvendo um networking sólido.
Com essas táticas, os profissionais irão conquistar uma posição de autoridade na advocacia. Mas como utilizar essas estratégias para expandir a rede de clientes?
A Defendy preparou um guia completo com dicas práticas de marketing e networking! Descubra o caminho para crescer de forma sustentável e construir uma carreira bem-sucedida na área jurídica!
Qual a importância do marketing jurídico para os advogados em crescimento de carreira?
O Brasil possui 1,4 milhões de profissionais aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com um mercado de advocacia aquecido, é necessário buscar ferramentas para se destacar e sair na frente da concorrência.
O marketing jurídico é o caminho para construir uma marca forte, comunicar valores e diferenciais. Também é uma estratégia para estabelecer conexões com o público-alvo.
Em um cenário de concorrência, a presença no ambiente digital é essencial para expandir a rede de clientes. O crescimento da carreira tem relação direta com investir em estratégias de marketing jurídico.
Isso porque o profissional aumenta a visibilidade, constroi autoridade na área e amplia a carteira do escritório. A próxima parte reúne dicas para implementar a estratégia. Confira agora!
Como construir uma presença digital respeitando o código de ética jurídico?
No mercado, ainda é muito comum profissionais que acreditam que a publicidade é proibida pela OAB. No entanto, a publicidade é regulamentada pelo Estado da Advocacia 8.906/1994), o Código de Ética e Disciplina da OAB (Resolução n. 02/2015) e o Provimento n. 205/2021, do CFOAB.
Mesmo que tenham algumas restrições, o marketing jurídico pode ser desenvolvido sempre em conformidade às diretrizes éticas. A normatização tem como objetivo preservar a dignidade da profissão e garantir a transparência nas relações entre advogados e clientes.
Para facilitar a compreensão, a lista abaixo define o que pode e o que não deve ser feito no marketing jurídico.
Veja o que é permitido:
- Produzir conteúdo informativo e educativo em forma de artigos, palestras e conteúdo audiovisual. No entanto, é fundamental respeitar as normas éticas do Código de Ética e Disciplina da OAB.
- Manter um perfil ativo nas redes sociais, desde que o conteúdo não viole o Código de Ética e Disciplina. O conteúdo não pode ter viés de ostentação relacionado à profissão.
- Transmitir vídeos e lives em plataformas de vídeos ou redes sociais, respeitando o Código de Ética e Disciplina e o Provimento 205/2021.
- Realizar patrocínio ou impulsionamento de conteúdo em redes sociais, desde que não seja uma oferta direta de serviços.
- Divulgar foto do profissional no escritório ou fazendo uma sustentação oral.
- Utilizar chatbot para facilitar a comunicação e o atendimento ao cliente.
- Disponibilizar informações iniciais no site do advogado/escritório para esclarecimento de dúvidas básicas.
Entenda o que é proibido:
- Fazer promoções, ofertas, sorteios ou utilizar frases persuasivas para captar clientes, nem mesmo utilizar promessas de ganhos financeiros, conforme as normas éticas do Código de Ética e Disciplina da OAB.
- Divulgar lista de clientes ou prints de conversas como forma de publicidade.
- Utilizar anúncios ostensivos em plataformas de vídeo ou realizar envios de mala direta com caráter comercial.
- Promover “pseudonotícias” ou matérias compradas para promover o advogado ou escritório.
- Utilizar conteúdo que deprecie a advocacia ou que seja cômico, como os “memes”.
- Divulgar sentenças nas redes sociais do advogado/escritório.
Ferramentas gratuitas e práticas para divulgar seus serviços jurídicos
Para começar a presença no ambiente digital, nada melhor do que as redes sociais. Outras ferramentas que podem ser utilizadas são sites especializados em divulgação de serviços.
Um exemplo é a plataforma Defendy, que conecta profissionais a clientes em busca de orientação jurídica. Também pode utilizar espaços online que são usados para sanar dúvidas comuns da população.
Além de ajudar pessoas, com conteúdos educativos e informativos, o advogado também divulga os serviços jurídicos. Assim, pode aumentar a rede de clientes.
Estratégias que funcionam bem no marketing para advogados
Fortalecer a presença no ambiente digital e atrair interessados em serviços jurídicos passa por adotar táticas comprovadas. São estratégias que trazem retorno no marketing de advogados.
Para implementá-las, é possível produzir conteúdo em diversos formatos: e-books, blog posts, vídeos, infográficos, listas, estudos de caso e muito mais. Também pode utilizar diferentes espaços para divulgação e expandir a rede de clientes.
Ao criar um perfil do escritório de advocacia nas redes sociais, pode compartilhar informações e novidades da área. Desde notícias e conteúdos relacionados até as dúvidas mais comuns da rede de clientes.
É possível produzir artigos educativos e informativos para postar em blog pessoal ou do escritório de advocacia. Além desse ambiente, pode utilizar sites gratuitos da área jurídica.
Como ampliar conexões e parcerias estratégicas no networking jurídico?
Com um mercado aquecido, outra estratégia para expandir a rede de clientes é estabelecer contatos no setor jurídico. O networking para advogados é a chave para o sucesso de advogados iniciantes e experientes.
A proposta da tática é criar conexões com colegas da área, clientes, parceiros, professores e mentores. Ao ampliar os contatos na área e desenvolver parcerias estratégicas, pode conquistar mais oportunidades de trabalho.
Também proporciona aprimoramento contínuo dos conhecimentos sobre a legislação com a troca de experiência. Em razão disso, o networking é vital para o crescimento e expansão da rede de clientes.
A próxima parte do guia detalha como estabelecer contatos no setor jurídico.
Participe de associações do setor
A primeira estratégia é fazer parte de associações e de grupos temáticos do setor jurídico. São ambientes favoráveis para conhecer colegas de profissão, compartilhar ideias e se atualizar sobre as tendências jurídicas.
A participação neles também fortalece a presença no mercado. Por conta disso, é importante reservar um período da agenda para essas atividades.
Construa relações de indicação e confiança com outros profissionais
Estabelecer um networking jurídico aumenta a visibilidade. Com a estratégia, o profissional também pode se tornar reconhecido como especialista ou líder na área jurídica.
Isso proporciona maior confiança nos colegas da área em relação à atuação profissional. Também é o caminho para fortalecer a credibilidade do advogado no setor.
Aproveitando o boca a boca e recomendações de clientes
Uma das maneiras de publicidade mais populares. O boca a boca segue fazendo a diferença no crescimento de escritórios de advocacia.
Ampliar conexões e estabelecer parcerias estratégias abrem portas para oportunidades. Por exemplo, caso o colega esteja sobrecarregado, terá confiança em recomendá-lo para clientes.
É uma atitude genuína que gera resultados, pois o oposto também irá acontecer. Por isso, a recomendação também é uma estratégia importante para expandir a rede de clientes.
Como destacar sua experiência e se posicionar como uma autoridade na advocacia?
Mais uma estratégia importante para explicar a rede de clientes é se posicionar como uma referência. São profissionais reconhecidos pela busca constante pela excelência nas atividades.
Eles se dedicam a entregar os melhores resultados. Também costumam compartilhar insights, orientações e dicas com outros colegas da área.
Mas como destacar a experiência e se posicionar como uma autoridade na advocacia? É o que será abordado na próxima parte do artigo.
Produza conteúdos informativos para atrair clientes em potencial
A primeira dica é elaborar materiais que abordam temas de interesse do público geral e relacionados a problemas jurídicos. Um exemplo são as regras relacionadas aos direitos trabalhistas, como quem tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao seguro-desemprego.
Outras formas de conteúdo são os mais comentados em sites especializados, além de estudos de casos que passaram pelo escritório. Também é importante apostar na diversificação de conteúdos informativos: e-books, artigos, vídeos, infográficos, listas, imagens e muito mais.
Ao produzir conteúdos dessa forma, o profissional demonstra a expertise e se posiciona como especialista. Assim, implementa mais uma estratégia para aumentar a rede de clientes.
Participe de palestras, workshops e webinars para fortalecerem sua imagem
Muitas universidades e entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil, promovem eventos. São congressos, fóruns, palestras, workshops e webinars que permitem fortalecer a imagem do profissional.
Seja como palestrante, debatedor ou participante, as ocasiões permitem se posicionar como uma autoridade na área de atuação. Também são um caminho para ampliar o repertório jurídico e compartilhar conhecimento com colegas de profissão.
Publique artigos e participe de mídias especializadas no seu segmento de advocacia
A proposta é complementar às estratégias de marketing jurídico e tem o mesmo propósito: expandir a rede de clientes do escritório. O ideal é que o profissional publique artigos em blog pessoal ou sites especializados.
Assim como mencionado na produção de conteúdos, os temas devem ser de interesse público e comuns na esfera judicial. O importante é garantir que tenha o conhecimento necessário para redigir os artigos.
Outra dica é se colocar à disposição para entrevistas em mídias especializadas e tradicionais. Em muitos casos, advogados são consultados para tirar dúvidas comuns, como os procedimentos para solicitar a aposentadoria.
Por mais simples que seja, a participação posiciona o profissional como referência na área. Assim, aumenta a visibilidade e a rede de clientes.
Conheça estratégias práticas para ampliar a rede de clientes no direito
A última parte do guia com táticas que proporcionam o crescimento de advogados. Até aqui, as estratégias reuniram dicas para usar o marketing jurídico e construir uma marca no ambiente digital.
Passou pelo networking profissional para consolidar parcerias estratégias, que levam a novos clientes. Na última parte, conferiu dicas para se tornar uma autoridade no direito.
Chegou o momento de complementar essas estratégias com novas ações práticas para ampliar a rede de clientes no direito.
Segmentação de público-alvo: como advogados podem personalizar suas abordagens com o cliente
Um dos erros mais comuns é realizar um atendimento padrão para todos os interessados nos serviços jurídicos. Cada cliente apresenta um perfil e tem necessidades particulares.
O ideal é desenvolver estratégias que permitam personalizar a abordagem ao cliente. A segmentação do público-alvo é a melhor solução nesses casos.
Com a definição do público-alvo, será possível adotar um atendimento mais assertivo. A estratégia é fundamental para atrair o perfil de pessoas que se adequam aos serviços do escritório de advocacia.
Utilização das redes sociais como vitrine para visibilidade do cliente
A estratégia também complementa as ações de marketing jurídico que funcionam bem. Assim, será possível expandir a rede de clientes de forma sustentável.
Um detalhe importante é separar o perfil profissional e pessoal. Na conta de trabalho, o profissional deve incluir as áreas de especialização, experiências e habilidades de forma clara e objetiva. Também é importante utilizar as redes sociais com critério.
O cuidado ajuda a adotar linguagens e ações que combinam com o público presente no espaço. Por exemplo, o LinkedIn permite conectar-se aos clientes e aos profissionais da rede de contatos.
Pode compartilhar realizações profissionais, cursos e especializações realizadas e conteúdos sobre mudanças na legislação. Para efeito de comparação, o Instagram é ideal para alcançar interessados em serviços jurídicos.
Descubra as dúvidas mais comuns da área de atuação e faça vídeos, stories, cards sobre os temas. O importante é entender o que funciona melhor em cada rede social e investir em conteúdos no formato ideal.
Crie um relacionamento oferecendo consultorias iniciais sobre casos
Por fim, é possível desenvolver relacionamento com os interessados pelo aconselhamento e orientação em áreas do direito. A consultoria pode ser oferecida não apenas em litígios judiciais.
O profissional pode prestar atendimento focando em planejamento estratégico, análise de contratos, conformidade regulatória e casos judiciais. Desta forma, amplia a rede de clientes do escritório de advocacia.
Comece a expandir sua rede de clientes como advogado hoje
No setor jurídico, a Defendy é a maior plataforma online do Brasil conectando clientes em busca de assistência jurídica a advogados atuantes em diversas áreas do direito.
Também tem a oportunidade de se conectar com profissionais da área e ampliar o networking jurídico. E o melhor de tudo: expande a rede de clientes de forma confiável, gratuita e rápida.
Aproveite a oportunidade e faça seu cadastro hoje mesmo na Defendy! Dê o primeiro rumo a carreira bem-sucedida que sempre sonhou!
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