Advocacia humanizada: como fortalecer a conexão com seus clientes

A advocacia humanizada vem transformando a relação entre profissionais e clientes em busca de assessoria jurídica. Popularmente, os advogados eram caracterizados pela formalidade, rigor e com foco central nas questões legais dos processos. 

Contudo, essa visão dos profissionais do mundo jurídico tem mudado nos últimos anos. Um dos motivos é a abordagem mais empática e personalizada no ambiente ao cliente. 

Em razão disso, a prática da advocacia humanizada é cada vez mais importante. Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, desenvolver uma conexão mais pessoal melhora a fidelização, a satisfação e gera indicações para o profissional. 

Neste artigo, confira dicas de como tornar o atendimento jurídico mais humanizado nas interações. Boa leitura!

O que é advocacia humanizada e por que ela é importante? 

O papel do advogado na prestação de assessoria jurídica não se restringe a apenas ao entendimento das questões legais e processuais. Engana-se quem pensa que fica apenas ligado a aplicação das técnicas para resolução de conflitos. 

No universo jurídico, o profissional do futuro reúne a capacidade de entender e atender as motivações e necessidades do cliente. Possui habilidade de compreender as angústias, emoções e preocupações das pessoas. 

E a advocacia humanizada insere essas competências na prática jurídica. Com a abordagem, o advogado não trata os clientes apenas como casos para resolver. 

Ele conhece de fato as questões emocionais das pessoas, que muitas vezes estão relacionadas ao caso. Para isso, realiza uma abordagem empática e focada em ouvir atentamente o cliente. 

E com o cliente se sentindo ouvido, aumenta a confiança no profissional. O cliente também participa mais ativamente do processo 

Por consequência, a advocacia humaniza ajuda a construir uma atuação mais estratégica e sólida. Sem falar que fortalece a conexão e contribui para as chances de sucesso do caso. 

Como a empatia pode transformar o atendimento jurídico?

Para aplicar a prática da advocacia humanizada, um dos primeiros atributos é a empatia. É importante entender e reconhecer as emoções e as preocupações do cliente. 

A empatia permite que o advogado se coloque no lugar da pessoa. E respeitar os sentimentos e o tempo do cliente faz parte desse processo. 

Mais um diferencial da empatia é que facilita no desenvolvimento de estratégias para buscar soluções. 

Vantagens de uma relação humanizada com os clientes 

Com a advocacia humanizada, o profissional consegue adotar uma abordagem personalizada. Isso proporciona uma interação mais humana, compreensiva e fortalece a relação com o cliente. 

A estratégia de atendimento também aumenta a satisfação de todos os envolvidos. Outra vantagem é que cria uma percepção de exclusividade sobre as ações dos profissionais. 

Ainda transmite maior confiança para o cliente e reforça a transparência durante a assessoria jurídica. Por conta disso, a advocacia humanizada transforma o atendimento jurídico. 

A próxima parte do artigo apresenta dicas para aplicar a abordagem humanizada. 

Práticas para tornar o atendimento jurídico mais humanizado 

Como pode perceber, a advocacia humanizada oferece diversas vantagens em processos jurídicos. Dos mais experientes aos novatos na profissão, nem todos sabem por onde começar na hora de adotar a abordagem. 

Para utilizar as práticas da advocacia humanizada e tornar o atendimento mais humanizado, uma série de ações devem ser aplicadas. Uma delas consiste em desenvolver um olhar sistêmico de toda ação judicial. 

Somente assim, o advogado terá condições de entender as necessidades e as motivações dos conflitos do cliente. Inserido nisso, é importante compreender e validar os sentimentos de todos os envolvidos. 

Mas como chegar nessa compreensão completa do que o cliente precisa, aumentando a confiança e fortalecendo o relacionamento? Descubra na próxima parte!

Comunicação clara e personalizada

Uma das principais práticas do atendimento jurídico humanizado é a comunicação clara e personalizada. O ideal é que o profissional empregue uma linguagem clara e acessível para evitar mal-entendidos. 

Também é a solução para garantir que o cliente compreenda as complexidades do caso. Mais um cuidado importante é evitar os termos jurídicos complexos de entender. 

Muitas pessoas são legais e, obviamente, não têm conhecimento avançado da área. A dica principal é explicar os detalhes de forma clara, sem deixar para interpretações ou dúvidas. 

O papel da escuta ativa na advocacia 

De forma resumida, escuta ativa se refere a capacidade de ouvir com atenção e interesse durante o diálogo. A proposta é ficar concentrado totalmente no assunto argumentado pelo interlocutor ou, no caso da assessoria jurídica, pelo cliente. 

Todavia, não se limita apenas a escuta. Também requer a capacidade de realizar questionamentos para aprofundar o entendimento do assunto. 

Benefícios de adotar uma abordagem humanizada 

Você já sabe a importância da advocacia humanizada e como transforma o atendimento ao cliente. Também conhece as principais práticas para tornar o atendimento jurídico humanizado. 

Chegou o momento de descobrir os benefícios de aplicar a abordagem. Por focar na experiência do cliente, um dos diferenciais é o fortalecimento do vínculo dos envolvidos. 

Sem falar que, como o profissional demonstra interesse genuíno nas necessidades da pessoal, cria um ambiente de confiança e colaboração. Entretanto, esses são apenas alguns dos benefícios. 

Fidelização e retenção de clientes

O primeiro benefício da advocacia humanizada é a fidelização e maior retenção de clientes. Como o profissional consegue identificar as emoções e as necessidades, também desenvolve uma conexão maior com as pessoas. Assim, ele ganha a confiança do cliente, que pode procurá-lo em outros casos, aumentando a fidelização da carteira do escritório.  

Como a satisfação do cliente gera indicações 

O segundo benefício está intimamente relacionado ao primeiro. Como a pessoa é compreendida e se sente valorizada em todo processo legal, fica mais satisfeita com os serviços prestados. 

A advocacia humanizada também contribui para aumentar a reputação do profissional. Assim, o cliente pode indicar o profissional para amigos ou familiares próximos. 

Transforme seu atendimento com advocacia humanizada 

A advocacia humaniza proporciona diversos benefícios na relação entre profissionais e clientes. A prática fortalece o relacionamento, desenvolve uma conexão mais pessoal, melhora a fidelização, a satisfação, a reputação no mercado e gera indicações. 

Em função disso, é fundamental adotar a abordagem de atendimento jurídico humanizado para se destacar na área. 

Já imaginou transformar a forma de captação de clientes no seu escritório de advocacia? A Defendy conecta pessoas em busca de assistência jurídica a advogados dedicados a todas as áreas do direito. 

Somos a maior plataforma online de advogados do Brasil. Não perca mais tempo! Clique aqui e faça seu cadastro na Defendy hoje mesmo!

Expanda sua presença no ambiente digital de forma gratuita, rápida e segura com a Defendy.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A maior plataforma do Brasil conectando você aos melhores advogados.

A Defendy vai mudar a forma como você encontra os melhores advogados na sua região, de forma rápida, gratuita e sem sair de casa.

Rápido, confiável e gratuito – o seu advogado em um clique!