As ferramentas digitais para advogados transformaram de forma significativa o cotidiano do setor. A inclusão das novas tecnologias no ambiente de trabalho reformulou a gestão de escritório e os processos jurídicos.
O cenário de inovação também impactou no relacionamento com os clientes e nas pesquisas jurídicas. Assim como em outras áreas, os recursos melhoram a eficiência e a produtividade.
Por isso, essas transformações tornaram os as ferramentais digitais para advogados essenciais se destacar no setor jurídico.
Para continuar atualizado e pronto para explorar novas ferramentas digitais para advogados, a Defendy preparou este artigo. Nele, estão listadas as soluções tecnológicas que você precisa empregar nas atividades, em 2025. Vamos lá?
Como as ferramentas digitais otimizam o trabalho jurídico?
Nos escritórios de advocacia, a profissão de advogado passou a receber novas funções. Em muitas atribuições, a novidade ocorreu pela transformação do mercado com a popularização de tecnologias digitais.
Como efeito de comparação, grande parte dos processos são eletrônicos. Por conta disso, é um requisito conhecer as ferramentas para abrir uma petição eletrônica.
As ferramentas digitais para advogados têm origem nas “legaltechs” ou “lawtechs”. Elas nada mais são do que startups que desenvolvem soluções inovadoras pensando nos desafios dos profissionais da área.
Alguns exemplos são os recursos de resolução online até cálculos jurídicos automatizados. Mas como as ferramentas digitais para advogados otimizam o trabalho? São os temas da próxima parte do artigo.
Automação de tarefas repetitivas
Na rotina profissional do advogado, alguns processos são passíveis de erros se feitos manualmente. Em resumo, são atividades como o monitoramento do andamento do processo na justiça ou o contato com o cliente.
As ferramentas digitais para advogados possibilitaram a automação de tarefas repetitivas nos escritórios. Agora, os profissionais têm acesso aos softwares especializados em gestão jurídica que permitem organizar prazos, audiências e documentos de forma eficiente.
A tecnologia realiza, de forma automática, o preenchimento de formulários, a elaboração de documentos padrão, a geração de contratos e cálculos jurídicos.
Dessa forma, os riscos de erros humanos são minimizados. Também existem softwares para envio de mensagens automatizados aos clientes.
Esses recursos permitem mantê-los atualizados sobre o andamento dos processos de forma automática. Assim, o advogado não precisa efetuar visitas ao cliente apenas para isso, concentrando as energias em atividades urgentes.
Aumento da produtividade e eficiência
Sabe as ferramentas digitais para advogados que proporcionaram a automação de tarefas repetitivas? Elas otimizam o tempo e o trabalho dos profissionais que ficavam dedicados a elas. Os recursos digitais realizam as atividades de gestão como jurídica.
Como estão liberados dessas atribuições, os profissionais concentram esforços no que a tecnologia não tem capacidade para executar: planejamento estratégico, desenvolvimento de teses, criatividade na abordagem de problemas, busca e melhor na conexão com os clientes. Desta forma, aumenta a produtividade e a eficiência nos escritórios de contabilidade.
Gestão de casos e documentos
Com as inovações, os sistemas de gestão jurídicas trazem cada vez mais tecnologias. Desde o controle de casos, passando pela inteligência financeira e análises preditivas.
São uma série de recursos que permitem aos profissionais gerenciar com eficiência os prazos e as finanças. Os recursos ainda contribuem para monitorar as principais datas de audiência, criando lembretes para o profissional e para o cliente.
Mais uma vantagem dos recursos digitais é a plataforma de e-discovery ou descoberta eletrônica. Ela deixa a análise mais rápida e precisa de grandes quantidades de dados.
Por conta disso, otimizam a preparação de casos e a coleta de evidências. Também ajudam a identificar tendências legais e compreender padrões de decisões judiciais. Assim, as ferramentas digitais para advogados fortalecem as decisões fundamentadas e estratégicas.
Quais são as principais tendências de tecnologia jurídica para 2025?
Assim como a sociedade 5.0, temos a advocacia 5.0. Em resumo, o conceito se vale da combinação da Inteligência Artificial, automação e análise de dados para impulsionar as práticas jurídicas.
Com base na advocacia 5.0, o setor emprega as novas tecnologias para executar abordagem jurídica completada centrada no ser humano. Lembra a relação da automação das tarefas rotineiras e o maior foco na conexão com o cliente?
Então, as tendências de tecnologias para 2025 são focadas na automatização dos processos. O objetivo é deixar o advogado liberado das atividades cotidianas e repetitivas.
Inteligência artificial no direito
No setor jurídico, uma das tendências é a expansão da aplicação de inteligência artificial (IA) e big data. A partir da combinação das tecnologias, será possível analisar grandes quantidades de dados legais e jurisprudências.
Esse recurso também irá contribuir para presumir os resultados de litígios com base em casos similares. Mais uma vez, as ferramentas digitais para advogados irão aprimorar a tomada de decisões.
Uma das tecnologias de IA mais populares é o ChatGPT. No próximo ano, a ferramenta deve ser ainda mais usada para auxiliar os profissionais da área.
Desde a análise de documentos, identificação de padrões até o fornecimento de insights. Inclusive, entidades do setor, como a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS), já discutem o uso ético da ferramenta no direito.
Softwares de gestão de processos
Com a automação que proporcionam, essa é mais uma tendência de ferramentas digitais para advogados em 2025. Até porque, os softwares são fundamentais para aumentar a eficiência e a produtividade dos escritórios de advocacia. E assim, eles mantêm a competitividade no setor jurídico.
Além das atividades citadas no tópico sobre automação de tarefas repetitivas, os softwares indispensáveis são capazes de analisar milhares de petições, decisões e prever as chances de um advogado perante determinado juiz.
Ferramentas de comunicação para advogados
A inteligência artificial também contribui para a melhora do atendimento ao cliente. Em 2025, uma das ferramentas que devem ter em qualquer escritório de advocacia são os chatbots.
Não sabe o que é? Então, os chatbots são programas que simulam conversas humanas, respondendo de modo automático a perguntas, seja por texto ou áudio. Também pode realizar atividades com base em comandos.
O recurso ajuda na triagem de casos, reduz o tempo de espera e melhora a eficiência no atendimento ao cliente. Além de acelerar o atendimento ao cliente, a ferramenta de comunicação melhora a experiência do usuário.
Como a Defendy conecta advogados a clientes
No setor jurídico, a Defendy é a maior plataforma online do Brasil. A ferramenta conecta clientes em busca de orientação jurídica e advogados.
Pelo site ou aplicativo, as pessoas podem pesquisar profissionais pela área de atuação e região. É uma solução tecnológica confiável, gratuita e rápida para aproximar clientes e os melhores advogados do Brasil.
Expanda sua prática no ambiente digital com a Defendy
Com a Defendy, você expande a presença no ambiente digital de forma segura. Faça seu cadastro hoje mesmo e prepare-se para atrair novos clientes, com base na sua especialidade e região de atuação!
Deixe um comentário